Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Adeus ano velho


Fim de ano é sinônimo de reflexão, de balanço, alegrias, tristezas e perspectiva de algo novo.
É como se um filme passasse na cabeça, pessoas, situações, lugares, momentos, sentimentos, todos misturados formando um grande ciclo que cabe em 365 dias.
dias ruins, dias bons, dias de sol, de chuva, de choro, de risadas, de amores, de solidão, dias de sentimentos e momentos, são dias que formam um ciclo.
"Nós deveríamos consertar o nosso planeta antes de sair mexendo no planeta dos outros."
Vi essa frase em uma história em quadrinhos e foi o suficiente para pensar em tantas coisas, pessoas, situações. Fazendo uma analogia com essa frase, pude perceber que às vezes a gente quer mudar as pessoas, situações, transformar pensamentos alheios, às vezes vemos TANTOS defeitos no próximo mas esquecemos de ver, arrumar os nossos próprios problemas, a nossa própria personalidade - que na maioria das vezes é difícil e impenetrável.
Meu desejo aqui não é "vomitar" tudo que aconteceu em 2012 na minha vida, culpar pessoas, apontar defeitos e etc, não sou juíza de ninguém e de nada. O que busco aqui é uma reflexão a partir de tudo que aconteceu ao meu redor e dentro de mim, tudo que está relacionado com o mundo, os relacionamentos com os indivíduos - diga se de passagem que não é nada fácil.
A gente muda e o mundo muda com a gente, isso é fato. Nós mudamos mas muitas vezes as pessoas ao nosso lado não conseguem acompanhar, não vibram com suas vitórias, conquistas, não compartilham da alegria que você sente em fazer determinadas coisas e o que é pior: muitas vezes torcem contra você.

Aquele versículo bíblico: "Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram", não faz mais sentido para algumas pessoas. O ser humano não se alegra mais com as conquistas dos outros,  torcem para o fracasso alheio, é como se ninguém mais pudesse ser vitorioso a não ser ele. Essa é uma característica de pessoas egoísta e frustrada. Uma pessoa frustrada com sua vida e mal agradecida, espera que a vida dos outros seja assim também. O que é uma pena!
Em romanos, o Apóstolo Paulo também nos exorta sobre: "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros". 
Amor fraternal é amor sincero, independente de circunstância, de quem seja, é AMOR!

Hoje em uma conversa com o meu pai, estávamos refletindo sobre a vida de Jesus, sobre quem ele foi e o que ele enfrentou no período em que estava na terra. O fato é: Jesus suportou tanta coisa, tanta gente falsa, tanta humilhação, tanta gente incrédula duvidando o poder dele, de quem ele era, do que ele capaz, tanta gente curiosa e falsa e em nenhum momento em titubeou, em nenhum momento ele disse:
- Chega Deus, o ser humano é muito complicado, essa terra é só sofrimento, não dá mais pra mim. Chega de gente individualista, de fariseus, pra mim já deu!

Não, Jesus não agiu assim, por mais que as decepções viessem, ele acreditou no ser humano, ele cumpriu o desígnio dele e AMOU. Amou incondicionalmente.
Eu não sou o exemplo de amor, mas estou correndo atrás disso. Amar quem nos agrada é fácil dimais, quero ver amar quem torce contra nós, quem não demonstra nada, ou melhor, só demonstra ódio e rancor pelo mundo, isso é difícil.
E nós? Nós não enfrentamos quase nada e achamos que é muito.

Não vou ficar aqui traçando metas, fazendo promessas para 2013, apenas quero agradecer a Deus por TUDO que ele fez em 2012, por cada livramento, por cada momento que ele proporcionou, por cada lugar que ele levou e honrou, se não fosse por ele nada do que aconteceu teria sentido.
Claro que houve decepções, erros, falhas, tropeços, mas houve também RECONCILIAÇÃO, AMOR, LIVRAMENTO e perspectiva.
Deus a cada dia nos proporciona momentos incríveis, basta nós agarrarmos essas oportunidades, pois a graça dele se renova a cada dia.

Para 2013 eu desejo mais AMOR, amor fraternal, amor incondicional, amor sincero. 
Desejo também que as pessoas aprendam a torcer pelas outras, a se alegrar pelas conquistas e vitórias alheias, que as pessoas se tornem mais humanas, que seus corações sejam de carne e não oco, que as pessoas aprendam a demonstrar sentimentos e que uma vez por todas: se livrem de mágoas, rancores e coloquem mais fé no ser humano, assim como Jesus colocou e coloca sempre.
Fé nas pessoas, nas relações.
Que em 2013 haja RESTAURAÇÃO de relacionamentos, amizades, que nós possamos ser pessoas mais abertas e não nos fecharmos em cavernas onde ninguém possa entrar - nem mesmo Deus.

Desejo um 2013 na presença do Senhor e que esse período de troca de ciclo, início de ano seja um momento de perspectiva de vida, reflexão e que nós seres humanos FALHOS nos voltemos ao primeiro amor, o amor que nos faz UM!


É isso.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Jesus, quem é esse?


Na sexta-feira um ladrão
No domingo, um Rei (....)

Jesus sem dúvida foi o homem que mais deixava/deixa as pessoas incrédulas em dúvida no que está acontecendo.
Quando ele estava em terra, em carne e osso, foi acusado, humilhado, quando crucificado foi visto como um mentiroso, ladrão pelos fariseus e pelos céticos, mas em nenhum momento ele tentou se justificar, tentou convencer à força as pessoas de que ele era o filho do Deus vivo, que ele tinha sido enviado com uma missão, muito pelo contrário, nas passagens bíblicas Jesus deixa explícito que o justo não se justifica, deixa claro que independente de como ele era tratado, ele amava incondicionalmente, ele pregava e se a pessoa não queria ouví-lo, ele simplesmente sacudia a sandália e saía.
Jesus deve ter suportado cada coisa!
Primeiro que o diabo não o deixava em paz, tentava abalar a fé dele a conduta dele de TODAS as formas.
Quando Jesus jejuava, satanás tentou de tudo para que Jesus deixasse de ser fiel a Deus. Ofereceu riquezas, tentou provar a sua fé, mas em nenhum momento Jesus voltou atrás na sua palavra. Ele foi fiel até o fim.

Em Mateus 4:1-10 podemos ver a tentação de Jesus:

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."

O diabo usa as mesmas táticas desde a época de Jesus, ele não é nada criativo, a criatividade passa longe dele. 
Ele oferece 'tudo', mas na realidade esse tudo é nada. Ele oferece os 'melhores manjares', mas na real estão todos 'envenenados'. Ele nunca cumpre o que promete, é falto, mentiroso e ENGANADOR.
Jesus não caiu na dele. Foi forte, teve foco e foi decidido.

Acho que pior que as tentações de satanás era iniquidade do povo, o ceticismo, imagina como Jesus ficava quando as pessoas tiravam uma da cara dele? Quando duvidavam do poder Deus? Imagina o que ele sentiu quado crucificaram ele e ainda falaram: Você não é filho de Deus? Pede pra ele te tirar dai, dessa cruz!!!
A todo mundo ele era cobrado em provar quem ele era e a força dele. E quando fazia milagres? Só assim para algumas pessoas acreditarem nele.
Hoje em dia isso não é diferente! O ceticismo continua e a falta de confiança; fé em Deus é grande.
As pessoas precisam ver grandes coisas acontecerem, grandes milagres para acreditarem na eficiência de Deus, no amor de Jesus e quando aparenta que 'nada' está acontecendo, quando a pessoa se depara com o deserto a primeira pergunta que faz é:
- Deus, porque o senhor me abandonou?

Jesus morreu na cruz pelos meus e os seus pecados, ele pagou um alto preço e a gente ainda muitas vezes duvida a eficácia dele e acha que ele nos abandonou.
E nós? Não abandonamos a Deus em muitos momentos? Não somos vulneráveis ou negligentes?

Quando nós sabermos quem realmente foi e é Jesus, não vamos questionar a ação ou a 'falta' de ação - aparentemente - de Deus.
Quando nós sabermos quem realmente é Jesus, vamos estar alinhados com o Espírito Santo.
Quando nós sabermos quem realmente é Deus, não vamos questionar ele, a forma que ele age, mas sim vamos perguntar:
- Deus, como o senhor quer que nós nos portamos? O que eu devo fazer agora para te agradar?

Vida com Deus é um constante aprendizado e um constante exercício de saber quem foi/é Jesus, o que ele fez por nós e quem nós somos em Deus.


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Até que a casa esteja cheia






Desse amor, sou mais uma vítima
Ele me tem, desde o primeiro dia
Nosso encontro, já se aproxima
Eu posso te ouvir, chamar meu nome
Vou me deitar, e com os olhos percorrer o caminho do sol
Eu vejo correr, como alguém que nunca se cansou
Sim eu quero ser, essa peça 
que funciona até o teu sonho se realizar

No silêncio, eu sinto tua brisa, e quando eu penso em ti
Tua mão me acaricia, vi de dentro, cada cor desse jardim
Desde que a luz nasceu, nada é tão real pra mim
Vou me deixar levar como uma nuvem pelo vento e ver
A Terra passar, do alto e simples como deve ser
Sim eu quero ter, um coração ligado ao teu
Pra que onde eu for, seja você em meu lugar
Que das minhas feridas, sai poder pra curar

Pra que a cada hora perdida me lembre que não é pra eu parar
Até que a casa esteja cheia..
Até que teu reino vem e que cada coisa esteja em seu lugar
Como o pai sonhou, ter uma terra cheia da sua glória
Desse amor, sou mais uma vítima
Ele me tem, desde o primeiro dia
Nosso encontro, já se aproxima
Eu posso te ouvir, chamar meu nome
Vou me deitar, e com os olhos percorrer o caminho do sol
Eu vejo correr, como alguém que nunca se cansou

Sim eu quero ser, essa peça que funciona 
Até o teu sonho se realizar
Que das minhas feridas, sai poder pra curar
Que a cada hora perdida me lembre que não é pra eu parar
Até que a casa esteja cheia..
Até que teu reino vem e que cada coisa esteja em seu lugar
Como o pai sonhou, ter uma terra cheia da sua glória
Que das minhas feridas, sai poder pra curar
Que a cada hora perdida me lembre que não é pra eu parar
Até que a casa esteja cheia..
Até que teu reino vem e que cada coisa esteja em seu lugar
Como o pai sonhou, ter uma terra cheia da sua glória
.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Como águia



Chega um tempo na vida de uma águia em que ela não é mais tão rápida quanto era antes. Sua decolagem não é tão rápida quanto era anos atrás; ela está mais lenta no vôo; suas garras, antes afiadas, ficaram embotadas; calcificações se formaram em seu bico; suas penas se desgastaram, e agora soltam um assobio revelador quando ela mergulha para capturar sua presa. Ela ainda é uma águia, mas perdeu muito de sua força e proeza.
Quando isso acontece, a águia vai para uma rocha elevada tão próxima do sol quanto possível e começa a arrancar suas penas uma a uma – às vezes até sete mil penas. Ela não está nem de longe tão preocupada com a dor quanto com o progresso. Então ela procura um riacho frio e refrescante para se limpar. A água lava toda a lama e sujeira empastadas, os parasitas e os insetos que possam ter se juntado a ela com o passar do tempo. Quando está fresca, limpa e praticamente nua, a águia se expõe ao sol e começa a esperar.
O crescimento renovado de que ela precisa levará cerca de quarenta dias. Durante esse tempo, ela afia suas garras e seu bico esfregando-os para frente e para trás em uma rocha Ela usa a mesma rocha para retirar a calcificação do bico. Outras águias, que já passaram por este processo, podem deixar cair alimento para ela. Ela passa por um período silencioso de uma fraqueza relativa, mas depois sua é renovada.
Creio que Deus quer que aprendamos algo com esse processo pelo qual a águia passa. Há momentos em que nos sentimos secos, fracos, derrotados e desanimados. Há momentos em que sentimos que a vida nos desfere golpes amargos e nossos sonhos desmoronam bem diante de nossos olhos, quando alguém a quem amamos nos fere, quando alguém em que confiamos nos trai, quando realmente achávamos que algo finalmente ia dar certo e não dá.
São esses tipos de situações que fazem com que queiramos desistir. Durante esses momentos, realmente precisamos ser renovados. Se não separarmos um tempo para a renovação, corremos o risco de reagir sem sabedoria e geralmente contribui para transformar situações ruins em situações ainda piores.
(...) Algumas pessoas podem precisar aprender uma lição com a águia e separar um período de quarenta dias de oração, jejum, buscando a Deus, adorando-o e derramando seu coração diante Dele. (...) Talvez você precise de tempo para examinar sua vida e decidir o que não está dando fruto e precisa ser cortado.
(...) Precisamos ter períodos de verdadeiro silêncio porque podemos nos conectar com Deus de uma forma tremenda nesses lugares de profunda paz e quietude.
O tempo é uma das coisas mais importantes que podemos dar a Deus.
         MEYER, Joyce. Nunca desista! 2002, p; 142-143.

sábado, 8 de setembro de 2012

Resistir!

“Muitos cristãos parecem acreditar que sua fé deveria torná-los imunes aos ataques e ao assédio do inimigo, e agem com surpresa quando ele começa a incomodá-los. Isso simplesmente não é verdade; como aprendemos neste capítulo, passaremos por adversidades. Algumas vezes, mas nem sempre, nossas adversidades serão obra do inimigo. O que chamamos de “um golpe de má sorte”, “uma situação”, ou “um dia ruim” pode realmente ser obra do diabo. Diante de tais adversidades, o que fazer?
Primeiro, precisamos lembrar que realmente temos autoridade sobre Satanás, e a Bíblia nos diz que devemos resistir-lhe com firmeza. Tiago 4:7 nos instrui: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês”. Precisamos entender que realmente não temos nenhum poder para resistir a Satanás se não estivermos primeiro nos submetendo a Deus. Isso é tão importante que quero repetir: não poderemos exercer poder sobre Satanás se primeiro não nos submetermos a Deus – o que significa simplesmente que precisamos ser obedientes a Ele. Aquela obediência e submissão de todo o coração ao Senhor é o que nos dá a autoridade e a capacidade para resistirmos ao diabo.
Resistir ao diabo não significa que simplesmente queremos que nossas provações ou dificuldades desapareçam, mas sim que estamos determinados a permanecer firmes e a termos um bom comportamento em todo o tempo. “Aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo” (1 Jo 4:4); e com o poder de Deus operando em você, você não apenas pode sobreviver ao inimigo, como pode continuar a servir a Deus enquanto a batalha está sendo travada.
Lembre-se, Tiago 4:7 diz que devemos “resistir” ao inimigo. Ele não vai sair simplesmente porque atendermos a um apelo ou usamos bijuterias com símbolos cristãos. Ele não irá embora porque vamos à igreja todos os domingos ou porque temos uma biblioteca cheia de livros e CDs cristãos. Não podemos derrotá-lo a não ser que estejamos firmes em nossas decisões e determinados a nunca desistir.” (p.99)

                                              MEYER, Joyce. “NUNCA DESISTA!”, 2002.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A cultura do alto



Refletir uma cultura do alto na terra é possível?

A vida com Cristo é cheia de desafios e todos nós enfrentamos desafios diários em todas as áreas, de diversas formas, principalmente por fazermos parte de um mundo que questiona todas as atitudes dos que buscam ser parecidos com Cristo. Nós somos uma contra-cultura nesse mundo. Apesar de termos muito da cultura do mundo em nossas vidas, devido ao fato de fazermos parte do mundo (é, não vivemos em uma bolha e muito menos convivemos apenas com cristãos), nós temos que desempenhar a função de contra-cultura nesse mundo, buscar não ter NADA, banir das nossas vidas toda a cultura mundana, para que seja incutida em nós, cada vez mais a cultura de Deus. E que ela transpareça em nossas vidas.
Quando se estuda Antropologia, percebemos que tudo que é diferente é extremamente questionado, posto a prova. Quando os portugueses vieram ao Brasil e se depararam com os índios se julgaram superiores devido ao estilo de vida que levavam, comparando com estilo indígena de ser. Os portugueses foram extremamente etnocêntricos, se julgaram superiores: “Coitado desses índios, andam pelados, não produzem riquezas, vivem do que plantam, cultivam, não sabem nada, não possuem ambição nenhuma.”
Eu imagino os primeiros portugueses falando isso a respeito dos indígenas, olhando com indignação, dó, indiferença, estranhamento. O que os colonizadores buscaram fazer? Incutir a cultura portuguesa nos indígenas. Esses resistiram firmemente. Mas, infelizmente os indígenas não possuíam de artefatos ao nível dos portugueses: armas de fogo! Logo, a batalha foi desigual. Os indígenas foram expulsos de suas terras e DIZIMADOS.
O que a história da colonização no Brasil, a relação dos índios com os portugueses tem a ver com a relação: Deus, mundo e o cristão? Tudo a ver.
Fazendo um paradoxo com a história da colonização, a cultura indígena e a imposição da cultura portuguesa a esses, nós cristãos somos a todos os momentos bombardeados pela cultura vigente no mundo. Pelos valores morais, modo de pensar, agir mundano e a todo o momento somos QUESTIONADOS, questionam a nossa forma de agir perante as situações do cotidiano, nos nossos relacionamentos, forma de pensar e o principal: O mundo fica a todo instante buscando falhas, defeitos em nós, ficam esperando por aquele momento que nós nos igualamos a eles só para depois dizer: - Diz que é crente mais faz tal coisa. Age de tal forma!
Ai fica explicito a responsabilidade que carregamos nas costas por sermos cristãos. Voltando a questão feita no principio: Refletir uma cultura do alto na terra é possível? Sim, é possível. Voltando ao que foi dito no inicio, nossa vida é feita de desafios, está ai um dos maiores desafios nossos: refletir a cultura de Deus na terra.
A palavra de Deus em diversos momentos nos deixa claro que somos capazes de refleti-lo na terra, que somos fortes e em I João 4:4 diz:
“(...) Porque o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo.”
O maior habita em você, em mim, em NÓS! Ele é maior do que qualquer coisa desse mundo, do que qualquer força maligna, do que qualquer provação!
“As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam: mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-las, e assim vocês poderão sair dela.” I Coríntios 10:11.
Está mais que claro que podemos vencer as tentações e refletir a cultura do alto na terra.
A questão é: Não podemos permitir sermos seduzidos por esse mundo e as coisas que ele nos oferece de bandeja. Não é fácil! Ninguém disse que seria fácil. Você pode até cair, escorregar no meio do caminho, mas a diferença está no que você faz após esse ‘escorregão’. Caiu? LEVANTA! Ninguém é perfeito, é santo, mas nós temos que buscar a santidade de Deus e pra isso, se for preciso recomeçar várias vezes, não importa: RECOMECE!
O que importa é a sinceridade, a força em querer estar mais perto de Deus, em refleti-lo nessa terra. Vale apena permanecer na presença de Deus e não se deixar seduzir pelas coisas desse mundo.
Eu só sei de uma coisa: Estou disposta, mas do que nunca a pagar o preço para refletir a cultura do alto. Coração contrito e humildade. É isso que Deus espera de nós. E amor, muito amor por Ele.




sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sempre vem algo


Já diz a bíblia que nessa terra, nós nunca seremos completos por inteiro.
O mundo nunca nos trará alegria, nunca nos satisfará, sempre virá algo para tentar tirar a nossa paz.
A diferença está em como agimos perante as circunstâncias difíceis.
Você já se pegou falando: "Estava muito bom para ser verdade!". Pois é, o nosso inimigo trabalha 24 horas contra nós, armando ciladas, intrigas, desavenças, principalmente entre pessoas muito próximas.
O que ele ganharia se você se distanciasse mais de uma pessoa que não tem vínculo? NADA. Por isso ele arquiteta intrigas com as pessoas que você mais ama, mais tem vínculo.

"Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos." I Cor. 16:13.
Deus, em sua palavra, diz para que a gente vigie, esteja FIRME na fé, nós temos que suportar todas as coisas que se levantam contra nós. Só que na prática, isso se torna bem complicado.
O problema do ser humano, é a insatisfação. Nós nunca estamos satisfeitos com nada, sempre achamos que poderia ser diferente, que poderia ter vindo algo melhor e etc.
O que recebemos, é resultado da nossa busca por Deus, do nosso comprometimento. Por isso, muitas vezes, certas benção ficam retidas, não chegam até nós, devido a nossa incredulidade.

Qual é o preço a ser pago para permanecermos firmes na fé, fortalecidos e agradecidos? 
É alto. O preço é a renúncia. 
É em situações difíceis que Deus nos conhece e que nós passamos a nos conhecer melhor também, através da forma com que reagimos, se a dependência em Deus cresce ou se nos tornamos inconsequentes e agimos pela nossa própria sabedoria.
Demoramos para compreender que os pensamentos de Deus, são mais altos que os nossos, que Ele vê a nossa vida, por outro prisma, buscando o melhor Dele para nós e não satisfazer as nossas vontades.

"Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:9
Esse versículo diz tudo e mais um pouco. Eu visualizo ele como se Deus estivesse falando para mim: - Camila, se liga! Pára de agir conforme o que VOCÊ acha que é certo. Eu sei o que é melhor para você. A minha vontade é boa, perfeita e agradável. A minha visão é ilimitada. A sua é extremamente limitada. EU que projetei a sua vida, sei o que é melhor para você, o que é desnecessário para a sua vida. Pára de querer agir conforme o seu entendimento e deixa tudo comigo, eu sei muito bem o que faço por você. E se você permitir, minha vontade será feita na sua vida a cada dia.
Essa é a interpretação que tenho quando leio esse versículo. É como se Deus estivesse nos exortando, dizendo que ele é ilimitado e que seus pensamentos são beeeem mais altos que os nossos.

Aprendi, nesses 22 anos de vida, que as situações difíceis, nos faz tomar decisões importante, nos torna homens e mulheres de verdade, pois nós temos duas opções: enfrentar os problemas logo quando eles aparecem ou fugir, fugir o tempo que der.
A melhor alternativa é pedir auxílio à Deus e resolver o mais rápido possível. 
Se Deus diz que tudo que a gente passa, nós podemos suportar. Que o fardo nunca é maior do que podemos aguentar, então nós somos mais que vencedores em tudo, em todas as situações.

"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados." II Cor. 4:8.
Com isso, concluo que podemos suportar, tudo que tenta nos desanimar! Deus é o nosso refúgio, segurança e principalmente: Ele é o nosso consolo em tempos de aflição.

Que a nossa dependência e alegria, possa estar em Deus e não em pessoas, coisas, bens materiais e CIRCUNSTÂNCIAS.
Deus espera que nós sejamos constantes e não inconstantes, de coração duplo.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A tal da pressa



"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2


Muita coisa nos leva a não esperar e a pressa é a principal causa. A crendice popular diz que: "A pressa é inimiga da perfeição", e essa frase está correta. Quem se apressa, não pensa direito, age por achismo, instinto, por imaturidade.
Conforme o parâmetro do mundo, uma pessoa que se guarda para após o casamento ter relações sexuais, é vista como conversadora, retrógrada, com certeza está perdendo tempo, para o mundo isso é uma grande besteira e absurdo!
Hoje o que mais se escuta em meio as jovens é: você ficou com ele? eai, rolou? como foi? vai rolar de novo será?
Nem se preocupam se tem sentimento no meio, o negócio é fazer sexo e se for com o maior número possível, ótimo. Significa que você está aproveitando a vida da melhor maneira e é o (a) bonzão.
Agora tem o outro lado da história, dos que vão na contra mão do mundo, que confunde a cabeça das pessoas, que são estranhos para o mundo: os cristãos!
Estar com Cristo é ir à contra mão do mundo. Se mundo prega liberdade sexual, promiscuidade, que você é senhor do seu destino, o Cristianismo prega santidade, não para nos punir, mas para nos livrar de maldições, de relacionamentos falidos, com prazo de validade.

O que mais se vê, pessoas feridas, cheias de ciúmes, marcas, ódio, rancor, decepções. Umas nem podem mais escutar as palavras: AMOR ou RELACIONAMENTO que já surtam ou relacionam com decepção.
Relacionamentos que começam rápido, na loucura, consequentemente terminam rápido!
O que fica são as lembranças, traumas e o medo do próximo relacionamento ser igual, um total desastre.
Chega até ser cômico o quanto que as pessoas falam em seus namoros: 
"Com você eu descobri a vida";
"Com você eu descobri o que é o amor e agora sou a pessoa mais feliz do mundo";
"Sem você antes eu era um nada, obrigada por existir".

Dá-se um tempo, o namoro acaba. Passam alguns meses e a pessoa volta a repetir as mesmas frases, o que mudo é que agora é outra pessoa.
Eu me pergunto: Se você é cristão,  e descobriu o amor, a vida, a felicidade em um relacionamento, então acredito que está na hora de rever seus conceitos, de avaliar se realmente sua esperança está em Cristo, se realmente ama a Deus, pois acredito que no amor por ele - incondicional, diga-se de passagem - as outras coisas serão acrescentadas, no português claro:
O QUE VIER É LUCRO!
Já diz em Mateus 6:33: "Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça. e todas estas coisas vos SERÃO ACRESCENTADAS."
O que a gente tem que buscar primeiro? Um amor pra vida toda? Um namorado? Não!
Eu e você, temos que buscar primeiramente o reino de Deus, ou seja, as coisas que diz respeito a Deus, a sua justiça, e buscar isso não é algo fácil que é feito com rapidez.

Porque muitas vezes, os cristãos acabam mordendo a maça fora do tempo (de Deus)?
Porque pensam no agora, não pensam numa eternidade, em um relacionamento que dê frutos, que seja para a vida toda. O importante é eu ter alguém AGORA, pois preciso de alguém para que o meu status do facebook esteja: fulano em um relacionamento sério.
Triste isso!
A palavra de Deus diz que a vontade dele é boa, perfeita e agradável.
Ser cristão, é esperar que a vontade DELE seja feita em nossas vidas.
Esperar em Deus, não é ficar reclamando que ninguém te quer, que nada dá certo na sua vida, que você vai ficar para titio(a) ou que você é uma frigideira e não tem tampa.  Acorda meu irmão! Esperar em Deus é esperar com alegria, tendo confiança que no TEMPO DE DEUS, quando você estiver preparado, as coisas vão acontecer.
Lembrando que: não adianta forçar a barra, as coisas de Deus acontecem naturalmente.

Esperar é caminhar, na estrada da construção de um relacionamento forte com Deus, acreditando que na hora certa, Ele vai fazer o que é melhor para você.




sábado, 5 de maio de 2012

Olhar para o Alto


Minha força esvai
Me sinto só
Tentando ver saida há frente
Só existe um caminho
Cansado estou de lutar
E eu conheço a minha dor
Só existe um caminho
Eu vou olhar para o alto
E acreditar nos teus cuidados
Vou me firmar sobre a rocha
A tempestade passara e eu ficarei em pé
Confiarei minha vida a ti
Descobrirei o que tu tens para mim
Tua palavra não falhará
Se eu passar pelas águas
Elas não me submergirão
Só existe um caminho
Se eu olhar apenas no visível
Eu ficarei abalado
Mas eu vou crer no incompreensível
Pois o meu deus esta comigo
Comigo estas
Tu não me deixaras jamais.


Olhar para o Alto - Heloísa Rosa.

sábado, 17 de março de 2012

O tempo certo de tudo


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1
Quem nunca leu esse versículo e pensou: - Amém! Mas tomara que chegue logo a minha hora!
Não quero generalizar, mas o ser humano tem uma grande dificuldade em esperar, está acostumado em ter tudo na hora, é a tal da geração fast food, se demorar mais de 15min para ficar pronto, se irrita e não quer mais.
Agora, quando colocamos Deus no comando das nossas vidas a história é diferente.
Deus não sente prazer em ver um filho dele sofrer, ele não é um homem mal que brinca com o que criou, porque está entediado. Ele já sabe o começo do fim, sabe de tudo e mais um pouco e por mais que esperar pode doer, Ele sabe que vai valer apena, que quando ele nos der o que tanto almejamos, não colocaremos isso em primeiro lugar, mas sim seremos gratos porque isso foi feito por Ele e não por esforço próprio.

"Os maiores tesouros da terra não estão nas esquinas das ruas, estão no fundo dos mares e no alto das montanhas." João Wesley
As melhores coisas não são aquelas que temos na hora, mas sim aquelas que tivemos que esperar, que exigiu de nós confiança, fé e que depois de um tempo esperando, passamos a descansar e não ter pressa que aconteça. Os maiores tesouros da terra são difíceis de achar, sabe porque? Porque as pessoas não estão dispostas em investir tempo e ir até lugares longínquos para achá-los, desistem de investir esforços e ficam com que tem por perto mesmo, é mais cômodo.

Uma coisa que eu sempre falo: - Não vale apena esperar o sundae ficar pronto do que comer um palito de sorvete?
Vale muito apena esperar pelo melhor, do que se contentar com o resto ou com qualquer coisa.

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2 
Se a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, o que nos leva a não esperar por ela?
Muuuita coisa nos leva a não esperar e a pressa é a principal causa.
Nós temos que aprender a descansar em Deus porque ELE é a nossa esperança. 
A palavra de Deus diz para nos alegrarmos na esperança! Mas porque fazer isso? Se alegrar na esperança?
Porque a nossa esperança no Senhor não é vã, é fundamentada no caráter do Senhor, ela vale muito apena.
Aquele que espera em Deus não é tolo, aquele que espera o tempo certo, o tempo de Deus para agir e não age por si próprio.
Por mais que posso ser incompreensível agora, lá na frente, você entenderá o porque da espera, o porque que certas coisas não deram certo, aos poucos as coisas vão se encaixando e quando Deus está no controle, a pressão tem que ser deixada de lado, temos que focar no ALVO, não esperando algo em troca, fazendo barganha com Deus, mas apenas estar confiante que o que vier é lucro, pois está vindo DELE.

Quando as coisas começam ficar incompreensíveis e eu penso que está estagnado, que parei no tempo, que as coisas não andam, trago a memória aquela música do Livres para Adorar que diz:
"Não compreendo os Teus caminhos
Mas Te darei a minha canção
Doces palavras Te darei
Me sustentas em minha dor
E isso me leva mais perto de Ti
Mais perto dos Teus caminhos(...)
Vai valer a pena
Vai valer a pena, mesmo."


Sabe porque vale apena esperar o tempo certo?
Porque quando o seu dia chegar, você saberá que foi TUDO PREPARADO POR DEUS NOS MÍNIMOS DETALHES.
Eu não quero restos, não quero qualquer coisa, não quero meter os pés pelas mãos, eu quero o melhor de Deus pra mim e para conseguir isso, topei o desafio de esperar o tempo que for preciso.
Já valeu apena!


sábado, 10 de março de 2012

Mesmo sem entender


"Mesmo sem entender, mesmo sem entenderEu confio em Ti, mesmo sem entender .Eu sei que é o melhor pra mim, mesmo sem entender
Deus, mesmo que eu não consiga entenderE queira tudo do meu jeitoEu até choro, e as vezes até chego a dizer:Por que é que tem que ser tão difícil pra mim?Parece que é difícil só pra mim.
Eu sei, seus pensamentos são mais altos que os meus,O teu caminho é melhor do que o meu,Tua visão vai além do que eu vejo,O Senhor sabe exatamente o que é melhor pra mimE mesmo que eu não entenda o seu caminho, eu confio.
E, Deus, porque sou tão pequenino assimVou ficar quetinho aqui no seu coloEsperando o tempo certo de tudoPorque eu sei que vais cuidar de mimE o Seu melhor está por virEu sei que é o melhor pra mimMesmo sem entender, mesmo sem entenderMesmo sem entender, eu confio em TiMesmo sem entender, eu sei que é o melhor pra mimMesmo sem entender."                            Thalles Roberto - Mesmo sem entender.

sexta-feira, 2 de março de 2012

UNIdade


Porque será que é tão difícil ficar unido com uma pessoa durante tempo indeterminado?
Hoje tudo tem prazo de validade. Relacionamentos, amizades, trabalhos, amor, tudo é substituído com tanta facilidade e rapidez, quando você percebe, as coisas mudam - e como mudam.
No começo de qualquer tipo de relação é tudo lindo, um mar de rosas. os problemas não te afetam tanto, pois o fato de você estar unido com a pessoa, já basta, você consegue passar por cima de qualquer obstáculo.
Dizem que o amor cobre tudo, concordo com isso, mas até chegar esse estágio, tem muitas fases que são necessárias serem vencidas.
EM João 15, Deus nos exorta para nos mantermos em unidade com Ele, ficarmos unidos para que venhamos a produzir frutos, pois assim mostraremos que somos DISCÍPULOS.
Quando amamos a Deus, Ele manifesta a glória Dele em nossas vidas, e a unidade com Ele demonstra nada mais, nada menos que o AMOR que sentimos por Ele.


Voltando a pergunta feita no início:  Porque é tão difícil ficar unido com alguém?
Há várias respostas que cabem aqui, mas o que acredito ser o fundamental é que para nos unirmos com alguém é necessário vários requisitos. Confiança mútua, amor incondicional, humildade, é preciso deixar o orgulho de lado e mergulhar na sinceridade.
Sabe porque muitas pessoas têm dificuldades de se relacionar com outras pessoas?
De duas uma: devido a tantas decepções não acreditam que os seres humanos mereçam atenção, afeto, AMOR, companheirismo ou essa pessoa se acha tão auto-suficiente, gostaria que todos pensassem como ela, mas as coisas não são assim, são completamente diferentes.


"Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz." Efésios 4:3
Todo esforço que fazemos para termos união é válido, principalmente quando se trata da nossa união com Cristo, nossa aliança com ele. Todo zelo, cuidado é necessário para que o relacionamento não se desgaste, para que não haja decepção.
Quando estamos unidos com Cristo, há consequência eternas, a luta não se é travada sozinha mais, você tem alguém que luta por você.
É claro - como qualquer tipo de união -, que não será fácil, pois requer MUITA renúncia, paciência, comprometimento, caráter, compaixão e o fundamental: amor...enfim, uma gama de coisas que quando são praticadas mudam qualquer relação.
Vale apena investir tempo em relacionamentos duradouros, sem segundas intenções, construídos tendo como base a sinceridade.
Não é porque alguém te decepcionou, algo não deu certo, que tudo a partir de agora não dará certo. Precisamos nos dar uma segunda chance todos os dias.
É tempo de viver coisas novas, de buscar UNIdade. Sozinho a gente não consegue nada.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Uma vida inteira

"Andei, vagueiPor todo lado procureiUma vida inteiraÉ preciso para amar alguém assim(...)"
Quanto tempo é necessário para se amar alguém? Não existe uma lei quanto a isso, que defina o tempo necessário pra que possamos amar, não existe testes que antecedam esse sentimento, resumindo, não há critérios de julgamento para saber se o amor é verdadeiro, genuíno, puro, sincero, sem segundas intenções.Um dos versículos mais conhecidos da bíblia é:"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16Esse versículo é interpretado o tempo todo por cristãos, historiadores, teólogos e etc.Para mim, essa é uma das maiores provas de amor incondicional. As pessoas quando amam, infelizmente são egoístas. A pessoa amada, muitas vezes torna-se objeto pessoal, é como se fosse um animal de estimação, se pudesse deixar preso e só soltar quando estiver junto do dono, seria ÓTIMO, pois assim poderia controlar os passos, conversas, monitorar cada segundo da vida da pessoa, digo, do 'animal'.Claro que nisso tem resquício forte de insegurança, medo de perder, falta de amor próprio dentre outras coisas.Mas agora, analisar o que Deus fez, nos quebra totalmente! Melhor, analisar o que Deus faz incansavelmente no que diz respeito a nós, a maneira com que Ele nos ama é algo impressionante.Esses dias vi uma imagem com a seguinte frase:" Quem julga, não tem tempo para amá-las."Achei essa frase incrível! Quanto tempo perdemos com julgamentos baratos, conclusões precipitadas: "Ah! eu acho que fulano tá saindo com não sei quem! Eu acho que ciclano tá desviado, vi ele com tal pessoa em tal lugar! Ahhh você viu? Beltrano tá fazendo tal coisa! Você viu a roupa dela? Que vulgar! Eu jamais usaria uma roupa dessas." Em uma ministração do Juliano Son que ocorreu no final do mês de janeiro, eu ouvi ele pregar sobre o que impede dos irmão viverem em comunhão; dos que falam dimais de outros irmãos; enfim, foi tremendo e eu peguei para mim muita coisa, trouxe para a minha vida muita coisa.Por quê às vezes a gente insiste em querer saber, rastrear, olhar só para o outro e não olhar para nós? Por quê não amamos ao invés de julgar?Concluí algo disso.Sabe porque muitos preferem julgar, do que amar? Para afagar o seu ego. A pessoa se acha tão perfeita, tão cristão exemplo, que só consegue achar erro nos outros, pois tem medo de encontrar os mesmos erros nela mesmo, ou de encontrar em si, erros piores. Não que haja dimensão de pecado, mas a pessoa tem medo de descobrir que é PODRE.O homem se tornou em algo totalmente irreconhecível. Individualista, rancoroso, invejoso, incapaz de amar, de perdoar, incapaz de ser feliz mesmo quando tudo está bem, fica procurando algo que diga que não.
Sabe o que Jesus fez lá na cruz? O RESGATE DE TODOS OS RELACIONAMENTOS, TANTO NA VERTICAL COMO NA HORIZONTAL!E com tudo isso, o cristianismo deve se resumir em Relacionamento, amor. Uma vez que somos unidos em Cristo, é impossível não ser unido com os irmãos, em amor.Porque as pessoas tem tanto medo de amar os outros? Por decepções passadas? Por amarguras?Gosto muito da nova música do Livres que diz: "Vi naquele seu olhar, o amor que fez de mim uma criança, vi naquele mesmo olhar, o amor que trás de volta a esperança." Repito a pergunta: Quanto tempo é necessário para se amar alguém?
Sabe quanto tempo é necessário para amar alguém? O tempo necessário que você levou para perceber que Deus te ama, sem medidas, incondicionalmente, que Ele tem ama a todo instante, o tempo todo.E sabe o que as pessoas têm que ver em você? No seu olhar?A esperança! Aquela esperança que foi perdida por alguém que a decepcionou, aquela que foi perdida em um fato que ocorreu que tornou essa pessoa cética, sem perspectiva.
Que tal amar mais? sem esperar retorno, sem medidas. apenas AMAR!